sexta-feira, 9 de maio de 2014

A situação da nossa escola chegou ao Parlamento!

O Ministério da Educação foi questionado sobre o estado de degradação e falta de manutenção em que a escola se encontra. Aguardamos resposta do Ministro e esperamos que este seja um passo importante para resolver os problemas de segurança e vivência da escola.

Pergunta tirada daqui



Assunto: Escola EB1 “O Leão de Arroios” permanece sem qualquer intervenção de reparação apesar de risco iminente para os alunos

Destinatário: Ministério da Educação e Ciência

Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República
A ESCOLA eb1 “O Leão de Arroios” encontra-se, desde o final do ano letivo 2012/2013, em estado de profunda degradação. Segundos as imagens disponibilizadas pelos encarregados de educação dos alunos desta escola no site paisdoleao.blogspot.com, os toldos de proteção colocados junto das janelas e das saídas das salas de aula para o espaço de recreio encontram-se severamente danificados, tendo entrado num avançado processo de deterioração, em que não só já não protegem da precipitação como se tornaram em verdadeiras ameaças à segurança física das crianças. Em todo o edifício são detetáveis infiltrações graves que se agravam a cada mês que passa o que, conjugadas com os danos das inundações que a escola sofreu em 2013 e a impermeabilização deficiente do recinto da escola, criam uma vida escolar profundamente negativa.
Em resposta a um requerimento do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa, o executivo camarário responsável pela escola afirmava em 12 de Fevereiro que, relativamente às infiltrações, «na zona do ginásio/refeitório existem humidades provenientes das instalações sanitárias do piso superior. Não existe ainda previsão para esta intervenção. Existem também problemas na parede confianante com o edifício e terrenos anexos (Embaixada da Rússia). Esta situação encontra-se em estudo para a impermeabilização e drenagem da referida parede.» E ainda que, relativamente aos toldos, «o procedimento para a aquisição de novos toldos, encontra-se em fase de organização». No entanto, passados três meses, os mesmos toldos degradados permanecem no local e continua a não haver qualquer previsão de intervenção para reparação das infiltrações.
O Bloco de Esquerda considera por isso que são necessárias averiguações por parte do Ministério da Educação junto do executivo da CML no sentido de confirmar e acelerar as intervenções necessárias na escola.  
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, a seguinte pergunta: Tem o governo conhecimento desta situação e informação em relação ao calendário de intervenção para reabilitação da escola?   
Palácio de São Bento, 7 de maio de 2014.



O deputado,
Luís Fazenda




Sem comentários:

Enviar um comentário